Fies - Financiamento Estudantil

O que é?

É um Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Ministério da Educação – MEC, destinado a concessão de bolsas de financiamento a estudantes de cursos superiores presenciais de instituições particulares com avaliação positiva nos processos de avaliação do MEC.

O processo seletivo do programa tem chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados pelo próprio FIES. As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies.

Para se inscrever para o Fies, clique aqui e lembre-se de selecionar  Fundação Educacional Monsenhor Messias - FEMM, mantenedora do  Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM na hora do cadastro.

Acesse, clicando aqui, a tabela com informações sobre valores de mensalidades e semestralidades para inserção, na hora da inscrição.

Consulte o Resultado - Processo FIES

Agende a entrega da sua Documentação

Documentação Necessária

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATORIAMENTE EXIGIDA PARA VALIDAÇÃO DA INSCRIÇÃO DO FIES, REFERENTE AO ALUNO E SEU GRUPO FAMILIAR – CÓPIAS DE:

1. Comprovante de Inscrição no FIES – impresso ao finalizar a inscrição no site do SISFIES;
  2. Carteira de trabalho: Foto, verso, página do último Contrato de Trabalho e a próxima em branco, de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos;
  3. Cópia do último IR (todas as págs) dos membros do grupo familiar que o declara;
  4. Identidade e CPF (maiores de 18 anos); Certidão de Nascimento (menores de 18 anos);
  5. Histórico Escolar do Ensino Médio (apenas do aluno);
  6. Comprovante de endereço : o mesmo declarado na inscrição;
  7. Comprovantes de renda (pelo menos os 3 últimos de todos do grupo familiar que trabalham ou os 6 últimos, se houver horas extras);
  8. Comprovante de participação do ENEM
  9. DECORE Eletrônico ORIGINAL – em caso de renda informal ou autônomo, dos 3 últimos meses ou recebido de RPA;
  10. Declaração de próprio punho dos membros do grupo familiar maiores 18 anos que não têm renda formal e/ou informal. Informar: Nome completo, CPF, RG, Endereço, Data. ORIGINAL com firma reconhecida em cartório.
  11. 03 últimos extratos bancários do mantenedor do grupo familiar e do candidato.
  12. Declaração de Divórcio - se houver, no grupo familiar;
  13. Certidão de Óbito - se for o caso no grupo familiar;
  14. Detalhamento de crédito do INSS, dos últimos 3 meses - se houver aposentados no grupo.

Tabela Fies 2017

Como funciona o FIES

O processo do FIES acontece em 06 etapas distintas:

- Inscrição (fiesselecao.mec.gov.br)

- Pré-seleção (fiesselecao.mec.gov.br)

- Conclusão da inscrição ( fiesselecao.mec.gov.br)

- Entrega de protocolo de inscrição e documentação na CPSA da instituição escolhida pelo aluno;

- Validação pela CPSA no sisfies;

- Contratação junto ao Agente Financeiro

Para se inscrever para o Fies, clique aqui e lembre-se de selecionar  Fundação Educacional Monsenhor Messias - FEMM,  mantenedora do  Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM na hora do cadastro

Novas Regras do FIES

FIES 2017: Novas Regras de Inscrição

Quem pode participar?

Poderão se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido no mínimo 450 pontos na média das provas, além disso, o candidato não poderá ter zerado a nota da redação.

O critério de renda familiar bruta mensal por pessoa passou de 2,5 para 3 salários mínimos.

o candidato deverá incluir todos os familiares, pessoas que trabalham e que não trabalham e moram na mesma residência. Serão considerados, para o cálculo da renda familiar, apenas os descontos de INSS e IRRF, quando houver.

Quem não pode participar?

Que não tenha sido pré–selecionado no processo conduzido pelo MEC;

Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;

Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES, exceto o estudante financiado pelo programa que mediante requerimento ao Agente Operador do Fundo comprovar o não usufruto do financiamento e o encerramento antecipado do contrato;

Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

Que tenha concluído curso superior;

Beneficiário de bolsa integral do ProUni;

Beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;

Que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio Enem – a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação igual a 0 (zero);

Cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 (dois e meio) salários mínimos.

Inscreva-se - Portal FIES

Consulte o seu Resultado - Processo FIES - Portal FIES