Projeto Memória de Sete Lagoas - Unifemm
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Projeto Memória de Sete Lagoas
Responsabilidade Social Unifemm

O Projeto Memória de Sete Lagoas se define como um projeto institucional do Centro Universitário de Sete Lagoas, envolvendo professores, alunos e a comunidade setelagoana na produção científica e no fazer cultural, práticas fundamentais à formação acadêmica e à responsabilidade social do UNIFEMM.

O objetivo principal do projeto é produzir conhecimentos, pesquisas e registros acerca da memória e identidade histórica e cultural de Sete Lagoas, revertendo o quadro de ausência e/ou deficiência em relação a fontes de pesquisa e documentação sobre os processos históricos, culturais, econômicos e políticos dessa importante cidade da região central de Minas Gerais.

O projeto teve início em outubro de 2005 e sua concepção contemplou a realização de pesquisa e documentação em quatro áreas temáticas, sustentadas em oito subprojetos. Atualmente todos os subprojetos de pesquisa já estão concluídos e organizados na forma de artigos científicos a serem publicados em breve no livro Memória de Sete Lagoas (no prelo). As áreas temáticas e os projetos são:

Área 2: História da Cultura Política, com um subprojeto:

• A Elite Política em Sete Lagoas e a Presença de JK

Área 3: História Cultural de Sete Lagoas, com três subprojetos:

• Memória do Teatro Redenção
• Memória do Trapalhão Zacarias
• Memória Gráfica de Sete Lagoas: Jornais, Livros e Outros Impressos

Área 4: História da Educação, com dois subprojetos:

• Histórias de Vida e Memórias Pedagógicas de Sete Lagoas
• Ampliando possibilidades: a educação patrimonial no Projeto Memória de Sete Lagoas

As pesquisas realizadas já estão gerando outros subprojetos de investigação científica.
Para 2007 foram aprovados três outros projetos de pesquisa:

Área 1: História Econômica de Sete Lagoas, com o subprojeto:

• Sociedade do Gusa: história e memória

Área 2: História Cultural de Sete Lagoas, com o subprojeto:

• Memóriasda Rádio Cultura de Sete Lagoas

Área 3: História da Educação, com o subprojeto:

• Memória Escolar de Sete Lagoas

Além das pesquisas e da publicação do livro, o Projeto Memória de Sete Lagoas tem ainda desenvolvido diversas ações relacionadas à educação patrimonial cujo objetivo é ampliar o alcance social e cultural dessa importante iniciativa do UNIFEMM. Com base nos resultados obtidos e nos processos de investigação científica, estão sendo realizadas atividades sócio-educativas voltadas à disponibilização dos conhecimentos produzidos para a comunidade.

Esse processo irá culminar na publicação de cartilhas de educação patrimonial destinadas às escolas e bibliotecas do município, de modo que estas possam desenvolver ações educativas e culturais que possibilitem a apropriação da história e da memória da cidade, com o devido suporte técnico e capacitação a ser oferecida pelo Projeto Memória de Sete Lagoas, bem como eventos culturais relacionados a memória e a identidade cultural.

Importante ressaltar que essa ação cultural de natureza sócio-educativa reitera a missão, as metas e os objetivos do Projeto Pedagógico Institucional do UNIFEMM, posto que delimita um claro propósito de intensificar a inserção social da IES na comunidade, reafirmando sua responsabilidade social e o seu firme compromisso de combater a exclusão social e de promover o pleno exercício da cidadania para a comunidade.

Seja um parceiro