Congresso Unifemm 2020 aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de maio - Unifemm
(31) 97528-8825 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Congresso Unifemm 2020 aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de maio

O mundo mais uma vez mudou. E você, tem feito algo?

Congresso UNIFEMM reúne profissionais com atuação no Brasil e no exterior para compartilhar experiências sobre os impactos das transformações em suas áreas de atuação, em tempos de Corona vírus

Existe uma máxima que diz que as grandes transformações no mundo são impulsionadas por guerras ou catástrofes, mas nada se compara ao impacto do Corona vírus, que vem afetando o mundo todo, em cadeia.

O UNIFEMM trouxe à tona com o Congresso, a importância das TIC's, de metodologias ativas, de protagonismo discente, de centralidade no aluno, entre outras abordagens.

O Congresso “Perspectivas e Oportunidades no Cenário da COVID-19” foi pensado como momento de profunda reflexão sobre as diversas áreas de conhecimento do UNIFEMM para que os alunos desenvolvam competências como a resiliência, a inovação e a criatividade, as quais se tornaram habilidades fundamentais no contexto atual. A exemplo disso, podemos citar a experiência de Ítalo Coutinho, Engenheiro Industrial Mecânica e diretor da AACE Brasil, um dos convidados para o evento online.

Muitos trabalhos que ele realiza dependem do transporte, reuniões no local onde o projeto de engenharia vai ocorrer ou encontros com profissionais de empresas que estão em regiões onde não há acesso à internet. Em meio a pandemia, Ítalo viu o formato de diversas atividades, que antes faziam parte da rotina, sendo modificado. Além disso, como impactos da COVID-19 em sua área de atuação, decisões de investimentos e novos projetos foram cancelados ou postergados.

Recursos de teletrabalho, reuniões online via aplicativos, compartilhamento de arquivos, projetos realizados por soluções de colaboração e atendimento individual, respeitando as medidas de segurança, rapidamente ganharam espaço. “As reuniões online vieram para ficar. Os programas que utilizam recursos de colaboração, ou seja, que permitem trabalharmos uma mesma base de projeto, também vão se fortalecer. Acredito também que muitas pessoas irão aderir ao trabalho remoto, o que resulta em benefícios para melhora na qualidade, produtividade e menor custo em escritórios ou empresas”, contou o engenheiro, que enxerga essas mudanças como positivas para a área, trazendo mais rapidez e facilidade em diversos aspectos e processos.

Segundo Ítalo, não só na engenharia como em outras profissões, as atividades podem não ser as mesmas pós-pandemia e já enxerga muitos projetos que favoreçam operações robotizadas. “Hoje já temos, por exemplo, usinas hidrelétricas sendo operadas a distância, com a presença de menos pessoas do que poucos anos atrás. As pessoas estão se adaptando e aprimorando seus conhecimentos em informática para soluções novas de comunicação e trabalho. Com isso, é importante que o engenheiro domine novos recursos, que saiba trabalhar com arquivos na nuvem e apps que facilitam o controle de documentos. Outro ponto é saber validar trabalhos por meio de assinaturas eletrônicas”, disse o engenheiro como dica valiosa aos profissionais da área.

Congresso UNIFEMM

Diversos profissionais, diversas áreas do conhecimento e um só propósito: preparar os alunos e futuros profissionais para vislumbrar um novo mundo a partir da atual crise e desenvolver competências profissionais fundamentais para lidar com esse novo contexto mais fluido, mais rápido e que promete diversas transformações. O evento acadêmico é online, de 04 a 06 de maio e destinado a promover o intercâmbio do UNIFEMM com a sociedade e a reforçar a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.

O alto nível dos palestrantes, a dedicação da equipe organizadora do Congresso e a participação efetiva dos alunos, foram diferenciais nos três dias de palestras e debates online.

O Congresso aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de maio e durante a programação os alunos compartilharam feedbacks positivos em suas redes sociais mencionando a instituição: https://www.instagram.com/stories/highlights/17846516504082107/?hl=pt-br

Segue um dos depoimentos do Palestrante Silvio Andrade "... vocês estão de parabéns por manter o foco dos alunos na formação profissional, fazendo dessa quarentena uma maneira de maior integração. O resultado desta integração, onde os alunos estão tendo a oportunidade de um maior contato informal com vocês, será sentido no retorno das atividades normais. Fantástica iniciativa…"

Além do Congresso, exclusivo para alunos UNIFEMM, outras iniciativas estão programadas e também serão direcionadas ao público em geral.