COLÉGIO UNIFEMM É PREMIADO EM FEIRA CIENTÍFICA NACIONAL - Unifemm

COLÉGIO UNIFEMM É PREMIADO EM FEIRA CIENTÍFICA NACIONAL

Quem disse que ciência é só para gente grande? Cientificamente falando, está comprovado que para ser cientista não é preciso, necessariamente, ser um adulto. Jovens cientistas têm mostrado ao Brasil e ao mundo, ideias brilhantes e soluções para sérios problemas enfrentados pela sociedade.  Os alunos do Colégio UNIFEMM são exemplos de que a ciência pode sim, começar desde cedo, a fazer parte da vida de crianças e adolescentes.

Em 2016, o colégio criou a MOCTEC – Mostra de Ciência e Tecnologia, um projeto pedagógico de pré-iniciação científica, que tem como objetivo inserir o estudante no universo da ciência, por meio da investigação e invenção. A proposta, que hoje é mais que realidade, tem gerado resultados surpreendentes e levado alunos e professores do Colégio UNIFEMM à feiras regionais, nacionais e internacionais.

Por três anos consecutivos o Colégio UNIFEMM é premiado em feiras científicas realizadas na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Esse ano, na VII FEBRAT - Feira Brasileira de Escolas Técnicas e Colégios de Aplicação, o Colégio UNIFEMM foi premiado em 2º Lugar na Categoria de Ciências Biológicas do Ensino Fundamental II, com a pesquisa "Uso terapêutico do canabidiol".

Os alunos Clarisse Campos Nogueira, David Emmanuel da Cunha Matoso, Karolina dos Santos Soares, Larissa Nepomuceno Mourão, Luma Martins Ferreira Guimarães e Vitória Luíza de Oliveira Reis, do 8º Ano, sob a orientação da Professora de Língua Portuguesa Jussara de Melo Rocha, se destacaram num universo de 189 trabalhos de vários Estados brasileiros e até do Equador, país convidado e representado por alunos/pesquisadores.

O Colégio teve outras quatro pesquisas selecionadas para a FEBRAT, todas do Ensino Médio, sendo elas "FNPI - Farinha Nutricional para idosos" - 1º Ano, "Fuga de cérebros: problemas enraizados - 2º Ano, "Biodigestor" - 2º Ano e "A inclusão de Libras em curso de graduação que ligam-se diretamente à área da saúde" 2º Ano, que também se destacaram e foram muito bem avaliados pelos acadêmicos e professores da universidade.

O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro no Centro Pedagógico da UFMG. A

FEBRAT é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema da edição do ano 2019 foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

São 4 prêmios conquistados pelo colégio em 3 anos de projeto pedagógico, o que evidencia qualidade técnica e científica das pesquisas realizadas pelos alunos e orientadas pelas professores. Por se tratar de uma escola de educação básica pertencente a uma universidade, de fato, faz todo sentido que a ciência seja tratada de forma especial.

Bem, certamente foi gente grande quem disse que ciência é só para eles, possivelmente já perderam a essência de criança e se esqueceram de que a juventude tem, além da ousadia, muita imaginação, ideais, curiosidade, sonhos e a certeza de que podem mudar o mundo. Esses são os elementos essenciais para um jovem cientista, que aliados à mentoria de um Professor, podem conduzir a respostas para muitos problemas e necessidades de nosso dia a dia. Ciência é para todos.