UNIFEMM lança edição dupla de revista acadêmica - Unifemm

UNIFEMM lança edição dupla de revista acadêmica

Pesquisas, painéis, trabalhos. A produção científica em um Centro Universitário é intensa e esse conhecimento precisa ser divulgado. Para isso, o UNIFEMM lançou em janeiro uma edição dupla da Maestria, em que estão concentrados importantes artigos de diversas áreas. A revista acadêmica chega ao seus números 15 e 16 com oito textos que concentram importantes temas desenvolvidos em 2017 e 2018. A publicação é distribuída a Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras e também pode ser encontrada na Biblioteca do UNIFEMM.

Entre os destaques da nova edição está um artigo desenvolvido por professores e estudantes em parceria com o professor e pesquisador do Departamento de Engenharia da Mercer University (EUA), Doutor Phillip McCreanor. Com o título “Avaliação do desempenho de filtros intermitentes de areia na remoção de demanda bioquímica de oxigênio no tratamento de águas cinzas visando reuso em irrigação paisagística”, a pesquisa teve a participação dos professores Fernando Augusto Moreira e da Doutora Camila Palhares, e dos ex-alunos de Engenharia Ambiental da instituição Isadora Ferreira dos Santos, Celina Cândida Rodrigues, Gabriela Rodrigues Loura e Fernanda Canuto Silva. O artigo traz uma pesquisa sobre a reutilização da água, um dos temas mais discutidos em todo o mundo.

Nesta edição, a Maestria também publica com destaque três textos da área jurídica de docentes da instituição. O professor de Filosofia do curso de Direito Eduardo Bedoya traça em “A Justiça e o Direito em Sigmund Freud”, a relação entre a filosofia jurídica e a psicanálise. Já o professor Henrique Lanza apresenta a aplicação das teorias do Direito e da Economia como forma de se garantir um ambiente mais seguro para o consumidor no artigo “Teorias do direito e economia aplicados aos mútuos bancários nas relações de consumo: por um critério científico justificativo da modificação ou revisão”.

Os 30 anos da Constituição Brasileira, comemorados no final de 2018, foi tema de um importante estudo realizado pela professora do UNIFEMM e procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo” Doutora Élida Graziane Pinto. Com o título “Em defesa da Constituição no seu trigésimo aniversário”, a Procuradora levanta a importante discussão sobre o contexto político-fiscal e o compromisso com os princípios dos direitos fundamentais na Carta Magna de 1988.

O novo número da revista reafirma o caráter multidisciplinar e a interação com outras IES e centros de pesquisa do Brasil. Nesta edição, a publicação apresenta artigos de diversas áreas de conhecimento, dentre elas a Filosofia, a Arquitetura e Urbanismo, Educação, Direito e Engenharia Ambiental divididos em três seções. A maior é a de Artigos, que inclui seis estudos, um Relato de Experiência da área educacional e um texto de Opinião. Assim, o UNIFEMM mantém seu papel de produzir e divulgar importantes temas, resultado de pesquisas científicas, de forma a levar inovação para a sociedade.