Inovação e desenvolvimento regional são temas de Trabalho de Conclusão de Curso no UNIFEMM - Unifemm

A tensão expressa nos rostos dá lugar ao alívio e à felicidade da aprovação. Esta cena se repetiu centenas de vezes nas últimas semanas do semestre letivo no UNIFEMM, quando os alunos apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) à banca avaliadora, formada por professores e convidados. Somente neste segundo semestre de 2018 foram defendidos 182 trabalhos dos mais diversos temas, sempre ligados à inovação e ao desenvolvimento regional.

Algumas das pesquisas realizadas pelos estudantes apresentaram novos produtos que podem ser utilizados na indústria, como é o caso da reutilização da fibra de PET, material muitas vezes descartado de forma errada e poluente, para a produção de blocos de concreto não estruturais. Há também trabalhos com perfil socioeconômico. Dentre eles o estudo da presença das mulheres nos meios de produção, como forma levantar a questão da presença feminina na gestão dos processos produtivos em empresas locais. A saúde também foi foco de pesquisa, com um TCC que tratou sobre o “Estado nutricional e possíveis fatores associados às dislipidemias em crianças de uma unidade de saúde de Sete Lagoas”.

Componente curricular obrigatório para todos os cursos de bacharelado e licenciatura do UNIFEMM, a apresentação do TCC às vezes é carregada de apreensão e emoção. “A percepção de muitos alunos sobre o trabalho final muda a partir do momento em que eles veem os resultados de suas pesquisas surgindo e quando percebem uma integração de diversas disciplinas ao longo do curso”, avalia Frederico Reis, coordenador dos Núcleos de Carreiras e de TCC da instituição.

O Núcleo de TCC foi implantado em 2015 e neste período todo o processo de elaboração e apresentação dos trabalhos foram organizados de uma forma mais eficiente, o que possibilita um real acompanhamento do desenvolvimento dos projetos. “Sempre que identificamos alguma dificuldade, entramos em contato com o aluno para mediar e facilitar a solução. Também são discutidas semestralmente com os orientadores as políticas de orientação, dificuldades e metodologias”, explica Frederico Reis. Com isso, houve um crescimento na qualidade dos trabalhos desenvolvidos. “Verificamos uma melhoria contínua dos TCC’s defendidos, o que também evidencia o esforço e a formação qualificada de nossos alunos e o envolvimento e a experiência dos orientadores”, explica.

O resultado está no número de artigos publicados semestralmente. Os melhores trabalhos são publicados no Caderno Saberes do UNIFEMM, além de conceder ao estudante e ao orientador que se destacam um certificado de honra ao mérito.