Alunos do UNIFEMM criam Atléticas Acadêmicas para incentivar esporte e cultura no Campus - Unifemm

Ir além das aulas, provas e trabalhos. Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e atividades culturais na instituição, alunos de diversos cursos do UNIFEMM se uniram por iniciativa própria para criar as Atléticas Acadêmicas. A ideia se disseminou e somente neste segundo semestre foram criados dois grupos, que já começaram a movimentar o Campus de forma diferente.

Da junção de estudantes do Direito surgiu a Associação Atlética Acadêmica Império (A.A.A.D.U). Já a A.A.A. Monarquia é formada por alunos de vários cursos de graduação, como das Engenharias, Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e dos Tecnológicos em Recursos Humanos, Logística e Geoprocessamento. “Eu vejo como um importante movimento para os alunos e instituição. Faz com que os acadêmicos se tornem mais participativos no meio universitário. A experiência de participar deste meio é incrível, se transforma em orgulho por fazer parte de uma instituição que incentiva as Atléticas Acadêmicas”, avalia o aluno de Educação Física e um dos responsáveis pela movimentação, Túlio César Martins.

A formação das Atléticas vem somar a outras iniciativas do UNIFEMM na área do esporte, como a Escola de Vôlei e os jogos universitários. “Eu vejo como natural o surgimento desses grupos, que vão permitir a organização de equipes esportivas dentro do UNIFEMM para que os alunos possam treinar e disputar competições universitárias locais, regionais e estaduais”, afirma Túlio Martins.

A aluna do Direito Nathália Veloso foi uma das principais responsáveis pela formação da Império. “É a realização de um sonho”, garante a estudante. A ideia surgiu depois de uma conversa informal com outro discente do curso, Cleyton Rodrigues. “Vimos que tínhamos um objetivo comum, além do amor pelo esporte. Queríamos algo que tirasse os alunos daquela rotina de estudo e trabalho”, explica. Assim, conquistaram mais adeptos e hoje a Atlética tem uma diretoria completa, com estudantes cuidando da parte de Marketing, Eventos, Tesouraria, Assessoria, além da área esportiva. A presidência é dividida entre os dois idealizadores da iniciativa. “Resolvemos tirar um pouco essa ideia de que precisa ter um presidente e um vice e resolvemos criar a nossa própria identidade com dois presidentes”, explica Nathália. Mas são duas cabeças pensando em harmonia. “É uma parceria incrível, nunca houve problema, nunca decidimos nada sem conversar uns com os outros e sempre mantemos o respeito e amizade”, relata.

Os resultados já saíram do papel. No início de outubro foi realizado um evento de integração entre as Atléticas Império e Monarquia. “Esperávamos cerca de 150 pessoas, mas tivemos a presença de aproximadamente 500”, comemora a aluna de Direito. As seletivas para montar as equipes já estão em andamento. “Estamos recebendo um retorno muito positivo dos nossos colegas”, revela. O objetivo da Império é participar de competições dentro e fora de Sete Lagoas, como os tradicionais Jogos Jurídicos e o InterJurídico. “Mas mais do que isso, nós queremos mostrar que o UNIFEMM, além de ter um ótimo ensino, tem também alegria e descontração, no esporte e na cultura”, garante Nathália Veloso.