Feira mostra empresas criadas por alunos de Administração - Unifemm

Feira mostra empresas criadas por alunos de Administração

Planejamento, organização e pitadas de criatividade. Estes foram alguns dos ingredientes usados pelos alunos do 8o período de Administração para criar suas empresas ao longo do semestre. O resultado será apresentado na segunda-feira, dia 12 de novembro, a partir das 18h45, na sala A6 do prédio Pequizeiro, na tradicional Feira da Empresa Simulada. Assim como em todos os semestres, os estudantes precisam simular vendas e negócios, de forma a transformar os negócios fictícios rentáveis.

Ao longo de mais de 200h de trabalho, os estudantes precisam criar a concepção da empresa, conhecer o mercado, desenvolver as linhas de produtos e a formação dos seus preços, implantar os setores financeiros e recursos humanos, além de desenhar a estratégia de marketing para o lançamento da empresa. “Desta forma, os alunos colocam em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. Os estudantes passam a ser atores atuantes diante da metodologia do aprendizado”, explica o coordenador da Empresa Simulada do UNIFEMM, o professor Ricardo Guimarães Rosa.

Divididos em dois grupos, os alunos criaram as empresas Indústria de Pizzas Chocopizza LTDA e Pop Crush Pipocas Gourmet. O primeiro passo foi escolher o ramo de negócios, o produto e dividir os trabalhos. “Escolhemos fabricar minipizzas com recheio de chocolate e confetes coloridos. A partir daí a equipe deu continuidade ao processo de criação da empresa, cada um em seu setor. São ao todo 5 departamentos: Controladoria e Gestão, RH, Marketing e Comercial, Financeiro e Fiscal e Produção e Logística”, explica Maíra Eugênia Alves, que faz parte da empresa de Chocopizza.

Desta forma, a estudante de Administração conseguiu aliar os conhecimentos teóricos, aprendidos em sala de aula, com a prática de uma empresa. “Dividi a responsabilidade do setor de Controladoria e Gestão e, nele, eu percebo que todo o conhecimento de liderança foi fundamental”, avalia. Para ela, a disciplina de Empresa Simulada é fundamental para complementar o aprendizado dos quatro anos de curso. “A disciplina contribui para a evolução de nossas competências, nos deixando mais preparados para o mercado de trabalho”, afirma Maíra Alves.