Mestrado em Biotecnologia do UNIFEMM abre portas para ex-alunos na pesquisa e inovação - Unifemm

Realizado no início de outubro, o 4o Simpósio de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, terminou com o destaque de dois trabalhos de pesquisa realizados dentro do Mestrado em Biotecnologia e Gestão da Inovação do UNIFEMM. Mariana Lourenço Campolino e Ricardo Vale receberam o Prêmio Professor Claudio Bonjardim por desenvolverem temas importantes para o enfrentamento de doenças microbianas, objeto do simpósio deste ano.

Com o título “Diversidade genética da comunidade de fungos Micorrízicos Arbusculares da Rizosfera de Genótipos de milhos cultivados sob diferentes fontes e níveis de Fósforo”, o trabalho desenvolvido por Mariana Campolino não só rendeu o destaque no simpósio da UFMG, mas abriu novas portas para a ex-aluna do mestrado do UNIFEMM. Foi através dele que ela conseguiu chegar ao doutorado em Bioengenharia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

“Foi a partir do mestrado em Biotecnologia que comecei a me interessar sobre o melhoramento genético de plantas e a conhecer melhor o trabalho de alguns pesquisadores/professores da Embrapa. A escolha da Dra. Sylvia de Sousa como minha orientadora abriu as portas da Embrapa para que eu pudesse realizar meus experimentos e foi um espelho para prosseguir atingindo o doutorado”, garante Mariana.

Para a ex-aluna do mestrado do UNIFEMM, o prêmio de destaque no simpósio da UFMG serviu de motivação para continuar as pesquisas e aprofundar no doutorado. “Quando começamos um trabalho, o maior reconhecimento que podemos ter é ser selecionada para expor em algum importante evento de pesquisa. Ganhar um prêmio é ainda mais gratificante”, relata.