UNIFEMM Cidadão desenvolve ações no bairro Cidade de Deus, no próximo sábado - Unifemm

UNIFEMM Cidadão desenvolve ações no bairro Cidade de Deus, no próximo sábado

O UNIFEMM é o maior e mais tradicional centro educacional, referência no ensino superior, de Sete Lagoas e Região. Por esta razão, suas atividades de extensão têm como foco a produção de impactos significativos na comunidade de seu entorno e, sendo o processo de produção do conhecimento alimentado pelas demandas trazidas pela própria comunidade, principal beneficiada com tais ações.

Neste sentido, a institucionalização das práticas extensionistas possibilita maior interação com a comunidade, melhor mediação de seus conflitos e a efetivação dos direitos humanos e da cidadania, ao mesmo tempo em que reforça os laços de solidariedade, ética e compromisso social dos alunos que atuam em parceria com as lideranças locais e professores dos cursos.

Foi assim que as práticas de extensão se consolidaram no curso de Direito, decorrendo da primordialidade de uma formação completa do discente, aproximando-o cada vez mais de questões que dizem respeito à missão da instituição, no sentido de contribuir para a construção e transformação contínua da sociedade.

Para receber essas atividades realizadas por alunos entre o 7ª e 10º período, o bairro Ondina Vasconcelos “Cidade de Deus” foi definido como objeto de análise. Um dos motivos é a possibilidade de retorno social associada à melhoria na qualidade de vida de sua população. Além disso, ele está localizado na periferia de Sete Lagoas e sua comunidade é formada, em sua maioria, por famílias de baixa renda. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do UNIFEMM, Luciana Machado, o intuito é promover, a partir do recorte territorial do bairro, propostas de diagnóstico e intervenção, implementações de ações e monitoramento e avaliação de resultados.

“Para tanto, um olhar inter e multidisciplinar se faz necessário. Por isso, o diálogo entre Direito, Arquitetura, Geoprocessamento, Engenharia Civil, Educação Física e Nutrição. Isso permite a construção de múltiplos saberes e diferentes olhares acerca do mesmo fenômeno, qual seja, a urbanização e seus efeitos. Ao mesmo tempo, oportuniza-se a nossos discentes uma nova metodologia de aprendizagem, baseada na experimentação e na ampliação da sala de aula para além das quatro paredes convencionais”.

Ao total, em dois anos de ação, 07 projetos foram desenvolvidos nas mais diversas áreas: saúde, educação, lazer, cultura, empreendedorismo, mercado de trabalho e regularização fundiária e são parte das disciplinas de Prática em Extensão Universitária I (7º período), Prática em Extensão Universitária II (8º período), Prática em Extensão Universitária III (9º período) e Prática em Extensão Universitária IV (10º período).

Programação Bairro Cidade de Deus - LOCAL: E. E. Juca Dias:

20/10: Encerramento das atividades dos projetos dos Grupos de Cultura, Empreendedorismo e Saúde, de 08h às 13h, com atendimento jurídico no bairro com os professores do NPJ realização conciliações do CEJUSC. Participam também, parceiros externos como IVECO, TREVINHO, EMATER, EPAMIG, SEBRAE, grupos de dança, teatro, palestrantes, profissionais liberais de nutrição, educação física e psicologia.

27/10: Encerramento das atividades dos projetos dos grupos Lazer, Educação e Mercado de Trabalho.