Livro sobre os 30 anos da Constituição terá participação de professora e aluna do UNIFEMM - Unifemm

O dia 05 de outubro de 1988 foi um marco histórico para o Brasil. Após um longo período de Regime Militar, o país ganhava uma nova Constituição depois do processo de abertura política. Diversos eventos e publicações deverão comemorar os 30 anos da data. Dentre eles, o livro 30 anos da Constituição Democrática, organizado pelo professor Nuno Rebelo e que contará com a participação da professora Carolline Leal Ribas e da aluna Karine Martins, da pós-graduação em Direito Administrativo do Unifemm Business School.

Composto por artigos de diversos acadêmicos e profissionais da área, a publicação faz uma análise dos avanços e ponderações dos temas mais importantes abordados na Constituição de 1988. Escrito a quatro mãos por Carolline e Karine, o capítulo “Discurso sobre legitimidade do Ordenamento Jurídico” foi um dos escolhidos para compor a obra. “O professor Nuno Rebelo me convidou para escrever um capítulo do livro e, pela afinidade, dando continuidade aos trabalhos que já desenvolvo em parceria com a Karine, eu a convidei para, juntas, desenvolvermos o tema”, explica a professora Carolline.

Para a professora do UBS, a participação da aluna da pós-graduação no artigo científico é um dos elementos mais importantes da atividade acadêmica e para o currículo. “Sem dúvidas, participar de uma obra tão relevante, que induz à reflexão sobre o contexto dos 30 anos após a promulgação da Constituição, consiste em um importante instrumento para manter o diálogo entre a estudante, o resultado de suas pesquisas ao longo do programa de pós-graduação e a comunidade acadêmica”, afirma.

Para Carolline, a Constituição Federal de 1988 representou a consolidação de valores sociais como liberdade, igualdade e democracia e fortaleceu ideais de participação popular e cidadania.