Professor do Colégio UNIFEMM é destaque em simpósio da UFMG - Unifemm

Professor do Colégio UNIFEMM é destaque em simpósio da UFMG

Uma simples experiência pode abrir as portas do conhecimento. Foi com esta ideia que Ricardo Vale, professor de Ciências do Colégio UNIFEMM, desenvolveu o trabalho para seus alunos. O resultado ganhou reconhecimento e foi destaque no Simpósio de Microbiologia, realizado no início de setembro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com o título “O ensino de microbiologia: a realização de uma prática de laboratório sobre reprodução assexuada”, o trabalho mostrou a reprodução e o crescimento populacional de micro-organismos aplicando uma metodologia simples, utilizando dentro do laboratório apenas um pote de vidro, 2 litros e meio de leite e uma balança de precisão. O trabalho ganhou destaque entre os 200 outros projetos no simpósio da maior universidade pública de Minas Gerais.

“O projeto apresentado foi o resultado de uma simples aula prática. As avaliadoras elogiaram muito. Eu fiquei realmente surpreso, principalmente pelo nível dos outros trabalhos”, revela Ricardo Vale.

O painel foi desenvolvido e escrito com a participação do Dr. Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva, coorientador de mestrado da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segundo o professor do Colégio UNIFEMM, o mestrado em Biotecnologia e Gestão da Inovação do UNIFEMM tem sido um divisor de águas na sua vida acadêmica. “Não sabia como eu iria me qualificar tanto”, observa. A experiência preparada para seus alunos, que deu origem ao projeto premiado, foi pensada após uma aula do curso. “Então fiz essa adaptação para o ensino fundamental e surtiu um resultado muito bom”, avalia.

Ricardo propõe um ensino que estimule a autoaprendizagem e a curiosidade do estudante para pesquisar, refletir e analisar as diversas situações para as tomadas de decisões que vão enfrentar na vida. “Atuo como um facilitador do processo de aprendizagem”, define. Para ele, esta metodologia valoriza os saberes e conhecimentos construídos pelos próprios alunos. “Eles começam a se tornar cidadãos com base em uma postura reflexiva, investigativa e crítica. A premiação veio coroar todo um processo que estamos construindo com os nossos alunos do Colégio UNIFEMM”, avalia o professor.