Inovação é o tom do segundo semestre no UNIFEMM - Unifemm
3121062106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Notícias Unifemm

Inovação é o tom do segundo semestre no UNIFEMM

O início das aulas do segundo semestre no UNIFEMM começou quinta-feira, dia 2, sob o signo da inovação. Tiago Pereira, agente de inovação regional de Sete Lagoas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, discutiu com os alunos o conceito do Mundo “VICA”, sigla para descrever a Volatilidade, a Incerteza, a Complexidade e a Ambiguidade que marca o momento atual da sociedade, afetada pela extrema velocidade de mudança provocada pelos avanços tecnológicos.

“É preciso entender essa dinâmica, como ela envolveu o ambiente de trabalho e como ela influencia, portanto, a definição das características que as empresas buscam em seus empregados”, disse Tiago. A gestão da inovação, lembra ele, hoje é extremamente importante e deve ser entendida por quem procura espaço em um mercado de trabalho cujos parâmetros estão em constante mudança.

Um dos criadores do Ecossistema de Startups de Sete Lagoas, o Santa Helena Valley, Tiago explicou que o termo inovação não está ligado apenas ao desenvolvimento de novas tecnologias ou startups e, sim, a um universo de coisas e atitudes que precisam ser entendidos e assumidos pelos profissionais de hoje. Essa compreensão ajuda na adaptação a essa revolução que ocorre hoje no mundo e no mercado de trabalho. “A inovação acontece nas coisas mais simples e nas mais complexas”, afirma Tiago.

Na visão do palestrante, o tema é essencial para todas as áreas de conhecimento e deve ser sempre debatido e tratado dentro das graduações. “Entender a inovação desde cedo pode ajudar o futuro profissional a criar ou recriar uma nova profissão”, observa. Tiago lembra que as mudanças estão afetando diretamente as profissões e muitas delas serão modificadas ou deixarão de existir no futuro. “A partir do momento que você conhece a inovação, que passa a entender mais o empreendedorismo e todo esse processo, passa a entender melhor o funcionamento dos negócios, das empresas e a enxergar as oportunidades”, explica.

 

Confira outras Notícias

A+
A
A-
PD
AC
Atendimento via chat
Atendimento via chat