Cursos do UNIFEMM investem na inovação como ferramenta profissional - Unifemm

Cursos do UNIFEMM investem na inovação como ferramenta profissional

O tsunami digital atingiu em cheio praticamente todas as profissões. E o cenário não será diferente para os próximos anos. Segundo estudos da universidade britânica de Oxford, 47% dos atuais empregos como são conhecidos atualmente desaparecerão dentro de no máximo duas décadas. E 90% dos que vão sobreviver exigirão novas competências. Para acompanhar esse ritmo de mudanças no mercado de trabalho, o UNIFEMM investe cada vez mais na inovação como uma ferramenta para seus alunos estarem preparados para os desafios profissionais.

Ao longo do semestre, os alunos dos cursos de graduação se envolvem em trabalhos que incentivam e propõem a inovação. São casos como os Projetos Integradores, as feiras FEITEC e Trilhando Competências e os eventos como a Virada Empreendedora, realizada em parceria com o Santa Helena Valley (SHV). Neste primeiro semestre de 2018, o UNIFEMM foi parceiro de dois importantes eventos voltados para a inovação, o AgroLinked, realizado em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, e o Conexas, que contou com a maciça participação de alunos, ex-alunos e professores nas oficinas e rodas de conversa. Além disso, o UNIFEMM foi selecionado no Programa Startup Universitário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e é o representante regional da Inovativa Brasil, um programa internacional de aceleração para negócios inovadores.

O tema inovação está constantemente inserido nas salas de aula. Um dos exemplos foi uma mesa redonda realizada dentro da disciplina Administração Estratégica, em que participaram membros do Santa Helena Valley e empreendedores regionais. “Durante a conversa, os empreendedores falaram sobre as histórias dos seus negócios, as estratégias de posicionamento de mercado e os principais desafios em um mercado em que, mesmo em período de recessão como o atual, eles vem ganhando market share”, conta a coordenadora do curso de Administração, Luciana Branco.

O resultado dessa série de ações dentro dos cursos de graduação do Centro Universitário de Sete Lagoas começa a ganhar o mercado de trabalho. O aluno Lucas Viana criou uma startup que faz comparativos de preços e é membro ativo do Santa Helena Valley. Outro grupo de alunos criou a página Administração em Rede, onde eles dão dicas e compartilham conteúdos inspiradores sobre inovação e empreendedorismo. Diversos artigos de alunos com dicas sobre novas tecnologias com linguagem jovem começaram a ser publicados em revistas regionais.

Para Luciana Branco, é importante mostrar para os alunos que o empreendedorismo, seja como criação de um novo negócio ou dentro de uma corporação, é uma importante ferramenta para o futuro no mercado de trabalho e na competitividade. “Trazer o olhar inovador, inquieto, do querer ir além do desejável é o caminho para a construção de uma carreira mais sustentável, pois permite estar aberto ao novo, ao inimaginável. O UNIFEMM acredita nesse caminho para a formação dos seus alunos, pois aposta na criatividade, na inovação e na autonomia para o desenvolvimento contínuo dos futuros profissionais”, explica a coordenadora do curso de Administração.