Projetos Acadêmicos encerram o semestre no UNIFEMM - Unifemm

Projetos Acadêmicos encerram o semestre no UNIFEMM

Foi um final de semestre letivo eletrizante. O clima foi intenso: entre os dias 18 e 22 de julho, os alunos realizaram as apresentações dos Projetos Acadêmicos, transformando o UNIFEMM num fervilhante campo experimental de ideias, propostas e projetos voltados para a comunidade, unindo a teoria da sala de aula à prática do mercado de trabalho. E mais uma vez eles demonstraram porque o UNIFEMM é referência regional em ensino superior.

Na quarta-feira, 20, o Ginásio UNIFEMM se transformou em um imenso campo experimental e recebeu a 4a FEITEC, a Feira de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, que concentra os cursos da Unidade de Ciências Gerenciais. Este ano foram mais de 130 trabalhos feitos por 1.600 alunos, o que faz do evento uma atração regional. Depois de um semestre pesquisando problemas regionais relativos ao tratamento de água, a energias renováveis, aos biocombustíveis, à eficiência energética, a técnicas construtivas inovadoras e à reciclagem de material de construção, os alunos desenvolveram seus trabalhos finais. E surpreenderam.

Algumas ideias já receberam propostas de empresas para o desenvolvimento. É o caso do trabalho dos alunos do 8o período da Engenharia Elétrica, que desenvolveram uma proposta de reciclagem e reutilização de acumuladores de carga, como as baterias de celulares e equipamentos eletrônicos. Só no Brasil estima-se que anualmente são produzidos 800 mil destes produtos, o que se torna um problema ambiental. “Já recebemos o contato de duas grandes empresas interessadas no projeto”, avaliou Adílio Campolina, aluno da Engenharia Elétrica e um dos responsáveis pelo trabalho. “É muito interessante saber que estamos contribuindo com a sociedade”, disse ele.

“Este ano fiquei impressionado com o nível de inovação e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”, avaliou o Reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Bahia. Segundo ele, a FEITEC é uma importante oportunidade para a vida acadêmica e retrata a qualidade do aprendizado dos alunos ao longo do curso. “Este é um conhecimento que eles vão carregar pela vida profissional”, afirmou.

A Saúde Humanizada

Da mesma forma, a Mostra da Saúde, reuniu 55 projetos realizados por mais de 200 estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição. Como na FEITEC, os alunos dos cursos da área de Saúde desenvolveram projetos com impacto direto junto à sociedade. “O foco é a saúde humanizada e dirigida à população”, explicou a coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFEMM Fernanda Batista. “Todos os trabalhos de Enfermagem refletem experiências vivenciadas pelos alunos na atenção primária ou terciária de Sete Lagoas nas áreas de saúde coletiva, saúde do adolescente, saúde da mulher e do recém-nascido e saúde do adulto com agravo”.

Na Nutrição, os estudantes foram direcionados para a saúde coletiva com a atuação multiprofissional, uma oficina de culinária para adolescentes como atividade de educação nutricional e a produção de um documentário sobre a saúde do adulto. A turma do 7o período fez um trabalho sobre a insegurança alimentar e nutricional na atualidade. Já os alunos de Educação Física realizaram trabalhos nas linhas de Saúde Coletiva, Projetos Sociais e Qualidade de Vida por meio da Educação Física.

Os alunos dos 7o e 8o período de Enfermagem apresentaram o painel “Ações empreendedoras de Enfermagem com enfoque na gestão de custos”, dentro da disciplina de Gerenciamento do Cuidado em Saúde. “O painel estimulou a sensibilidade e a criatividade para possíveis ações empreendedoras na enfermagem e na área da saúde, com foco nos custos”, observou Fernanda Batista.

Inovação nos negócios

A movimentação no campus do UNIFEMM começou já no dia 19, com a Feira da Empresa Simulada. Durante o intervalo das aulas noturnas, 50 alunos de Administração e Ciências Contábeis apresentaram e fizeram negócios com as empresas criadas por eles ao longo do semestre, um exercício que integra todas as disciplinas dos cursos. “Os alunos têm a oportunidade de trabalhar o conhecimento teórico das disciplinas e testar sua aplicação prática. Assim, eles chegam mais preparados ao mercado de trabalho”, afirma Ricardo Guimarães Rosa, coordenador do curso de Ciências Contábeis e responsável pelas Empresas Simuladas.

Este ano foram apresentadas quatro empresas. Nas Ciências Contábeis, os alunos desenvolveram a La Mineirinha, especializada em pizza de massa de pão de queijo, e a Aromatizar, voltada para os aromatizantes de ambiente. Já os estudantes de Administração trabalharam com a Mucho Gosto, empresa de empanadas argentinas, e a Kero+, com foco em sobremesas lácteas fitness.

“No balanço final, foi a melhor Feira da Empresa Simulada realizada, considerando principalmente o maior número de empresas participantes e a movimentação de mais de mil alunos da instituição, com bons negócios realizados”, avaliou Ricardo Guimarães, que contabilizou muitos quilos de produtos vendidos e saboreados ali mesmo pelos estudantes dos vários cursos.

Com a apresentação destes trabalhos, os alunos do UNIFEMM agora fecham o semestre com as avaliações finais. Mas vão mais além das simples provas. Eles agregaram conhecimentos com a prática, completando a formação acadêmica e, assim, chegando mais preparados ao mercado de trabalho.