A energia como um bom negócio - Unifemm

A energia como um bom negócio

Em um país continental com forte incidência do sol ao longo de todo o ano, a energia solar fotovoltaica é uma das principais alternativas de energia renovável. Os números mostram que a área chegou para ficar e vai mudar a cara do setor energético brasileiro, além de gerar muitos empregos e virar um bom negócio para quem quer investir. A estimativa é de que até 2020 o Brasil tenha 5.000 empresas neste segmento. Essas empresas movimentarão cifras que girarão em torno de R$ 5 a R$10 bilhões e empregarão algo perto de 100 mil pessoas.

Apesar desses números, o setor enfrenta um problema de qualificação. “As instituições de ensino não estão acompanhando essa evolução. O mercado está avançando muito rápido e, em função desta velocidade, as capacitações, principalmente as de alto nível, têm ficado comprometidas”, avalia o coordenador do curso de Engenharia Elétrica do UNIFEMM, Cássio Carneiro. Para atender a esse crescimento da demanda, o Unifemm Business School (UBS) mantém a pós-graduação em Negócios de Geração Fotovoltaica, voltada não só para engenheiros, mas também para empresários, economistas e administradores que pensam investir na área.

O curso tem o objetivo de permitir ao aluno a abertura de novas perspectivas de mercado, fornecendo ferramentas para o profissional atuar de forma rápida e consistente no setor de energia solar.

“A ideia da estrutura curricular do curso é mostrar as mais diversas oportunidades deste setor, que passa por serviços, projetos, revenda e importação no mercado de energia, dentre outros. Uma empresa ou profissional que deseja diversificar seu portfólio de atuação tem essa oportunidade de entrar para a nova era da energia solar”, explica o também coordenador da pós-graduação, Cássio Carneiro.

Com a carga horária de 400 horas, o curso tem a duração de quatro semestres, com uma grade que passa pela introdução, desenvolvimento, gestão de geração e empreendedorismo dos sistemas fotovoltaicos. O curso adota um formato de parceria com o mercado e mantém convênios com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e com a UNIVERCEMIG, onde acontecem parte das aulas.

Se você quer investir na área de energia solar, as inscrições para a pós-graduação em Negócios de Geração Fotovoltaica do UBS estão abertas. Os interessados devem acessar  Aqui. Ex-alunos e associados da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) têm descontos especiais no investimento.