Atitude e conhecimento são o combustível do progresso - Unifemm
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Atitude e conhecimento são o combustível do progresso

... 150 anos de Sete Lagoas.

Quando o grande escritor brasileiro Monteiro Lobato afirmou que “um país se faz com homens e livros”, ele resumiu, dessa maneira simples, uma verdade essencial: atitudes construtivas baseadas em conhecimento são a base do progresso do homem e de sua comunidade. Recordamos esse famoso aforismo do notável criador do Sitio do Pica-Pau Amarelo nesse momento em que Sete Lagoas completa 150 anos de existência porque a FEMM e o UNIFEMM, em seus 51 anos de história, formaram gerações inteiras de profissionais capacitados que construíram grande parte da história de Sete Lagoas.

A FEMM nasceu, em 1966, a partir da profunda observação de empresários, industriais e comerciantes da cidade que, já naquela época, tiveram a coragem de vislumbrar o futuro e antecipar que Sete Lagoas jamais poderia assumir a condução de seu destino sem pessoas capacitadas para este trabalho. O desafio, então, era possibilitar que os jovens da cidade pudessem estudar e se formar aqui, perto de sua gente, para depois aqui se radicarem e promoverem o progresso local.

Mesmo diante de dificuldades, cidadãos comprometidos fizeram daquela ideia uma realidade. No começo, os cursos de licenciatura formaram professores, essenciais para educar as crianças. Depois vieram as faculdades, como a de Direito, com tremendo impacto local. Levantamento feito em 2014 apontou que 75% dos funcionários da procuradoria pública de Sete Lagoas foram formados no UNIFEMM. Os percentuais são também impressionantes na Justiça do Trabalho (74%), no Ministério Público (72%), Defensoria Pública (67%), Fórum (63%) e Justiça Federal (57%).

Há 11 anos, outra decisão histórica: as faculdades FEMM foram reunidas no Centro Universitário de Sete Lagoas, o UNIFEMM, que já nasceu como um dos maiores polos de ensino superior do Estado, hoje com 3.500 alunos em 23 cursos. Esse crescimento reforçou o compromisso com o desenvolvimento regional, baseado na qualidade de ensino, na qualificação do corpo docente e no ambiente acadêmico apropriado. Com a chegada dos cursos de engenharia, por exemplo, formamos excelentes profissionais para atender à crescente industrialização da cidade, que hoje faz de Sete Lagoas a nona economia do Estado.

O curso de arquitetura é outro exemplo desse alinhamento com as necessidades regionais. E com os cursos de pós-graduação, um mestrado em biotecnologia e gestão da inovação, e agora os cursos EAD, o UNIFEMM continua

Mas a universidade não pode ser vista apenas como um degrau para o próximo emprego. Buscamos formar pessoas dotadas de autoconhecimento e espírito empreendedor para enfrentar novas situações que exigirão capacitação técnica, caráter e espírito empreendedor. Pessoas que não temam a inovação e suas consequências. Gente com consciência cidadã, postura participativa na sociedade, sintonizada com seu tempo, capaz de fazer escolhas, tomar decisões e gerir seu destino.

Esse é o papel e a contribuição do UNIFEMM à cidade de Sete Lagoas e a toda a região. Com avaliação de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) e uma equipe dedicada àa melhor educação superior, ao celebrarmos o aniversário de nossa cidade, reafirmamos esse compromisso da instituição com a comunidade, para hoje, para amanhã e para os próximos 150 anos.

Por: Antonio Fernandino de Castro Bahia Filho