Oito dicas para você se tornar mais criativo - Unifemm
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Oito dicas para você se tornar mais criativo

Pessoas criativas estão em alta hoje e as empresas buscam profissionais com essa característica no mercado. Mas essa parece ser uma qualidade que muitos estudantes universitários não consideram importante. Quando eu pergunto em sala de aula quem se considera criativo, são poucos os que levantam a mão.

Será que as pessoas não são mesmo criativas? Ou será que elas não sabem o que é criatividade? Parece-me que a desinformação sobre esse assunto é grande. Muita gente acredita, por exemplo, que a criatividade é algo que “nasce” com a pessoa, quando, na verdade, podemos ser mais criativos se quisermos.

Para isso, basta nos darmos a chance de exercitar a criatividade e desenvolvê-la com a ajuda de alguns comportamentos e atitudes importantes. Existem pelo menos oito dicas de como uma pessoa pode auto estimular sua criatividade. Vamos a elas:

1. Busque uma visão geral dos fatos. Olhe o todo, não apenas o detalhe.
  2. Não sustente seus conceitos ou argumentos por meio de informações ou visões incompletas. Leia, informe-se, pergunte, pesquise. Quanto mais souber sobre um tema, melhor será sua compreensão do mesmo e, assim, sua chance de “enxergar” ângulos diferentes.
  3. Esteja aberto para analisar ideias diferentes das suas. Em qualquer situação existem muitos pontos de vista diferentes e abrangentes.
  4. Seja colaborativo. Não deixe que a arrogância, presunção ou orgulho criem barreiras para você explorar seu potencial.
  5. Se sua autoconfiança estiver baixa, lembre-se: isso é um estado de espírito e não sua personalidade. Ou seja, você pode recuperar sua capacidade de acreditar em si mesmo.
  6. Olhe o mundo com uma curiosidade renovada. Novas descobertas e visões podem surgir em viagens, ao experimentar comidas diferentes, em encontros com pessoas desconhecidas, em livros, filmes...
  7. Saia da rotina. Permita-se fazer coisas diferentes em sua vida pessoal e no trabalho. Dê a chance para que o acaso o surpreenda, e tire proveito disso.
  8. Busque ser proativo ao invés de ser reativo. Ouse agir: não espere que as coisas aconteçam sem sua interferência.

Essas oito dicas farão de qualquer pessoa um ser mais ativo e mais pensante. Haverá uma nova chama de curiosidade, interesse e atividade em você. As organizações vão enxergar isso e verão vantagens em se associarem a você.

Por: Luiza Saldanha
Psicóloga e professora, integrante do recém-criado Núcleo de Carreiras do UNIFEMM