Memórias: A Primeira Escola - Unifemm
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Memórias: A Primeira Escola

A primeira unidade de ensino superior a ser criada foi a Faculdade de Educação de Sete Lagoas, em 9 de maio de 1967, pouco mais de seis meses depois da criação da FEMM. Para o cargo de diretor foi indicado o Dr. Wilson Veado, Juiz de Direito da Segunda Vara da Comarca de Sete Lagoas, a quem coube a elaboração do regimento da faculdade e a responsabilidade de levar adiante todas as iniciativas para sua instalação.

Enquanto o Dr. Wilson Veado e o presidente da Fundação, senhor Abílio Gomes, providenciavam as exigências necessárias para a organização das primeiras faculdades, decidiu-se colocar em funcionamento uma primeira atividade educacional: a Escola de Música Lia Salgado, que viria a ser, portanto, a primeira unidade de ensino da FEMM.

Criada para o enlevo da alma e da cultura setelagoana, e inaugurada na noite de 27 de julho de 1967, sua existência se deveu em muito à compreensão, estímulo e idealismo do professor Fernando Coelho, eminente mestre da música e então reitor da Universidade Mineira da Arte.

A Escola de Música instalou-se em local apropriado: o Teatro Redenção, doado à FEMM pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas na gestão do Dr. Afrânio de Avellar Marques Ferreira, com indispensável aval da Câmara Municipal. Fundado em 1901, e situado à Rua Monsenhor Messias, nº 339, no centro de Sete Lagoas, o prédio é hoje valioso patrimônio da cidade e da instituição.

A inspiração para o nome da Escola, em justa homenagem, teve origem do virtuosismo da consagrada arte da Sra. Lia Portocarrero Salgado, esposa do Dr. Clóvis Salgado Gama que, na noite inaugural, apresentou-se em primoroso recital, à exemplo dos realizados por ela na Europa e nos Estados Unidos.