Memórias: 50 Anos de Referência - Unifemm
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Memórias: 50 Anos de Referência

Esta edição comemorativa em celebração aos 50 anos da criação da FEMM vem complementar o precioso e histórico trabalho que ilustrou a passagem dos 40 anos desta entidade, elaborado pelo Dr. Hélio Diniz Peixoto, membro instituidor e conselheiro da instituição. Nos permitimos agora, com esta edição comemorativa dos 50 anos, relembrar um pouco dessa história através de relatos e depoimentos de personagens que fazem parte desta realidade construída a muitas mãos, que é a FEMM/UNIFEMM.

Nessas lembranças, procuramos homenagear os muitos idealistas generosos que transmitiram para a comunidade setelagoana, através de ideias e ações, o conceito da cidadania, o valor do compromisso e o legado do trabalho sério e dedicado, materializado em uma instituição de Ensino Superior que, há cinco décadas, atende à cidade e região com qualidade em aprimoramento constantes, contribuindo com seu desenvolvimento econômico e social. Acrescenta-se agora, nesta publicação, o registro da aprovação do Centro Universitário UNIFEMM, que comemora 10 anos de sólida implantação.

É uma história que nos dá orgulho. O exemplo e a dedicação daquele grupo de idealistas vem sendo retransmitido através de gerações de benfeitores e abnegados que, ao longo do tempo, construíram o que é hoje um dos maiores centros universitários de Minas Gerais. São cursos de graduação, presenciais e EAD, nas áreas do Direito, Ciências Gerenciais, Sociais, Humanas, Biológicas, Saúde e Engenharias. Cursos de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) e de extensão (curta duração) reunidos em uma “Business School” voltada para as necessidades do mercado. E já há três anos, um curso de Mestrado em Biotecnologia e Gestão da Inovação, que reforça mais uma vez o caráter inovador da instituição. Sem esquecer de nossa escola de idiomas e do colégio que recebe alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio Técnico, formando a Geração UNIFEMM.

Nosso diferencial está exatamente nessa combinação entre qualidade, inovação e amplitude. Por um lado, projetos pedagógicos diferenciados e próximos da realidade econômica e social local; por outro, um corpo docente com duas vezes mais Mestres e Doutores do que o número exigido pelo do Ministério da Educação; e por fim, um campo de atuação condizente com um projeto educacional completo.

Contamos ainda com a maior e melhor biblioteca da região (mais de 100 mil obras), ampliada ainda mais com a biblioteca online da Pearson, uma das melhores do mundo. Todos os nossos laboratórios são modernos e com recursos tecnológicos, o que permite ao aluno vivenciar a prática intensamente. Há também o Centro Esportivo UNIFEMM, com campo de futebol, pista de atletismo, academia de ginástica e Ginásio, que atende a grandes competições e eventos, ampliando o destaque de Sete Lagoas no esporte.

Por conta dessa história e de tudo o que foi conquistado, somos há 50 anos a referência em educação na região. E pretendemos continuar a sê-lo. Não por vaidade, mas por propósito.

Acreditamos fortemente no poder transformador da educação como alavanca do processo de desenvolvimento humano. E procuramos agir de acordo com esse credo. No UNIFEMM, fazemos de tudo para que o aluno aprenda de verdade. Procuramos respeitá-lo como aluno, como ser humano e como cliente. Nas instalações do UNIFEMM, cuidamos para que o estudante se sinta bem, com conforto e segurança. Fazemos uma gestão cuidadosa para garantir uma instituição que funcione com qualidade e eficiência. E, para quem aqui estuda, trabalhamos dia a dia para que o Centro Universitário seja uma referência de vida para alunos, professores e colaboradores.

Aos celebrarmos os 50 anos da FEMM, e os 10 anos do UNIFEMM, avaliamos nossa história com um misto de humildade e dignidade, e encaramos as próximas décadas com o mesmo espírito e a mesma disposição daqueles pioneiros idealistas, para que, daqui a 50 anos, possamos mais uma vez apreciar o trabalho realizado e, lá adiante, como agora, chegar à conclusão de que a FEMM e o UNIFEMM são relevantes para a comunidade.